Este blog é para todos que já adquiriram um filhote da Família Dengos Dog e levaram consigo muito amor e carinho; pois nossos pets são um sonho real e também para você que como nós amam cães.

terça-feira, 20 de novembro de 2007



"Chegará o dia em que todos homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade."



Fonte: Em Louvor aos Animais - Instituto Vida Animal

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Cuidados básicos com a saúde do seu cãozinho

Vacinação

A vacinação periódica de cães é fundamental para promover uma vida mais saudável, duradoura e protegê-los de uma série de doenças.

O médico veterinário é o profissional habilitado para verificar as condições gerais de saúde e elaborar o programa de vacinação mais adequado do seu animal.

O calendário de vacinação recomendado pelo médico veterinário deve ser seguido rigorosamente, prevenindo que filhotes e adultos se contaminem com doenças que podem levá-los a morte.

  • Cães Filhotes

Animais recém- nascidos já possuem capacidade de respostas imunológicas, porém esta resposta não é tão eficiente quanto à de um animal adulto. Durante as primeiras semanas de vida, os filhotes estão protegidos contra doenças através da imunidade natural (materna), representadas pelos anticorpos maternais que foram passados, da mãe para os filhotes, através da placenta e principalmente através do colostro. É por esta razão que a ingestão do colostro nas primeiras 24 horas é tão importante, pois irá proteger os filhotes até que eles sejam capazes de desenvolver respostas imunológicas adequada.

A imunidade natural vai diminuindo com o passar do tempo e os filhotes necessitarão serem vacinados por volta da sexta semana de idade para permanecerem protegidos contras as principais doenças.

Por outro lado, a imunidade natural interfere na vacinação, sendo necessárias várias doses para imunizar os filhotes.

  • Cães Adultos

Os animais adultos também necessitam ser vacinados para estarem protegidos contra várias doenças. Para a maioria das doenças essa revacinação é feita anualmente e o médico veterinário é o profissional indicado para orientá-lo sobre as necessidades do seu animal.

Importante: Mesmo com o programa de vacinação adequada, seu cão não estará protegido contra todas as doenças infecciosas que existem. Por isso, tenha sempre o cuidado de evitar que seu animal entre em contato com animais que estão e/ou que estiverem doentes e procure um médico veterinário sempre que notar alguma alteração no comportamento ou na saúde do seu animal.

Lembre-se: Seu pet conta com você.

Vermifugação

Os vermes de cães causam muitos danos à saúde dos animais. Alguns desses vermes também podem infectar os seres humanos e causarem doenças. É por isso que a vermifugação periódica é muito importante para a saúde de seu grande companheiro, para a sua saúde e de sua família.

Dicas para uma boa vermifugação:

  • Siga rigorosamente as instruções de seu médico veterinário.
  • Vermifugue, ao mesmo tempo, todos os animais que convivem no mesmo ambiente.
  • Para cada idade do animal existe um programa básico de vermifugação:

Filhotes: A partir da quarta ou sexta semana.

Jovens: A cada três meses.

Adultos: A cada três ou seis meses, dependendo do meio ambiente em que vive.

Fêmeas em reprodução: Antes do acasalamento e dez dias antes da data provável do parto.

  • É recomendável repetir o tratamento quinze dias após a primeira dose.
  • Mantenha sempre o ambiente limpo para diminuir a infecção dos animais.
  • Ao passear na rua recolha as fezes de seu animal e contribua para manter a cidade limpa, a saúde dos animais e da sua família.
  • Em casa, remova as fezes do piso com uma pá e lave o local.

Lhasa-Apso X Shih- Tzu - Diferenças Físicas e Temperamento

Shih Tzu

Cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pêlos caindo sobre os olhos, estes bem separados, boa barba e bigodes. Robusto.

Focinho: bem largo e curto

Olhos: grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados.

Orelhas: grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana.

Pelagem: longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida.

Peso e Altura: de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7cm.


Temperamento:
Dependente do dono, amigo, escolhe um dono, mas faz festa para todos da casa. Super paciente com crianças. Sociável com visitas, quase não late. Muito limpo, inteligente, brincalhão, adora um colo.

Grau de destrutividade, não costuma ser muito problemático, por serem muito inteligente, costumam ser observadores em tudo, aprendem rápido. Porém em obediência ele é um pouco teimoso, às vezes fingem que não ouvem o dono.

Lhasa Apso

Peso: Não é definido pelo padrão, mas normalmente ficam entre 6 e 7 quilos.
Aparência: Bem balanceado, vigoroso com densa pelagem, um cão musculoso, pesado mas sua aparência não dê a impressão de um cão longo.
Pelagem e cor: A pelagem deve ser longa, pesada, lisa, áspera, nem lanosa nem sedosa, com subpêlo moderado. Todas as cores são aceitas: dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, preto, branco e castanho.
Cabeça: Pelagem abundante na cabeça, com queda sobre os olhos. Barba e bigodes bem desenvolvidos. Crânio moderadamente estreito diminuindo atrás dos olhos, não deve ser perfeitamente plano, mas também não deve ser abobadado ou em forma de maçã.
Focinho reto com stop moderado e trufa preta.
Olhos: escuros e ovais de tamanho médio.
Orelhas: caídas com pelagem densa.

Temperamento
Não espere um cachorro sem personalidade! Por ser um cão bastante independente, o Lhasa pode muitas vezes dominar o dono, caso este não saiba impor limites. Com temperamento alerta e estável. Não são muito afeitos a carinhos de estranhos, sendo geralmente reservados com estranhos. Com os donos eles são alegres, palhaços, alegre, auto-confiante, basta haver uma platéia de plantão que o Lhasa está pronto para fazer gracinhas e ganhar corações.


Será que seu amigão é mais velho do que você?


Convencionou-se dizer que cada ano canino corresponde à sete anos da idade do homem... Mas será que um cão de 15 anos teria mesmo 105 anos? Essa correlação não é muito precisa. Não existe uma tabela exata, pois a idade do cão varia com inúmeros fatores. Por exemplo: raças grandes ou gigantes vivem menos tempo, ou seja, 9 anos para um doberman representam muito mais idade do que para um poodle. As raças pequenas, sabidamente, têm longevidade maior.

Você já deve ter visto um cão de 10 anos que aparente ter bem menos idade. Como no homem, alguns indivíduos tardam a envelhecer, enquanto outros parecem ter envelhecido precocemente. A alimentação, prevenção de doenças e cuidados com o animal irão influenciar em sua saúde e aparência, embora, em alguns casos, esses fatores não sejam determinantes. Mesmo extremamente cuidado, não há como retardar o envelhecimento dos animais.

O conhecimento da idade do cão em relação à idade humana nos ajuda a entender melhor o comportamento de nossos animais. Para termos uma idéia aproximada dessa relação, podemos usar a tabela abaixo. Como já foi explicado, ela é apenas uma base para você determinar a idade do seu cão. E... será que ele está mais conservado do que você?

Idade do cão

Idade humana

1 ano

15 anos

2 anos

24 anos

3 anos

28 anos

4 anos

32 anos

5 anos

36 anos

6 anos

40 anos

7 anos

44 anos

8 anos

48 anos

9 anos

52 anos

10 anos

56 anos

11 anos

60 anos

12 anos

64 anos

13 anos

68 anos

14 anos

72 anos

15 anos

76 anos

16 anos

80 anos

17 anos

84 anos

18 anos

88 anos

19 anos

89 anos

20 anos

93 anos

21 anos

96 anos

22 anos

99 anos

23 anos

103 anos


Primeiras Noites do Filhote

Um filhote afastado da mãe e da ninhada sente-se só.

Tente minimizar a ausência da mãe e a mudança de ambiente dando-lhe carinho e alimentação adequada.

Um truque muito usado é colocar um paninho com o cheiro da mãe na cama do filhote. Pode-se também utilizar um despertador, pois o seu tique-taque provoca sono e lembra os batimentos do coração da mãe.

Durante as primeiras semanas, o filhote irá explorar o seu novo lar com muita curiosidade. Portanto, tome muito cuidado com produtos de limpeza, fios elétricos, escadas e tudo que possa perigo ao animal.

Viajando com Cães

Antes de viajar com o animal de estimação, ele deve ser levado ao médico veterinário para fazer check-up e verificar se vacinas, vermífugos e outros medicamentos estão em dia.

Em algumas localidades do litoral e interior, há grande incidência da dirofilariose (verme do coração). Essa doença é transmitida aos cães através de um mosquito e pode levá-los à morte.

Antes de viajar, o proprietário do animal deve verificar com o médico veterinário se o cão precisa tomar medicamento para prevenir essa doença.


Dicas para uma viagem tranqüila

  • Boas maneiras: mantenha seu animal sempre na guia. Quando necessário, leve-o em caixa apropriada para transporte.
  • Boas vindas: se você vai ficar hospedado em algum hotel ou pousada, certifique-se que o lugar tenha acomodações para animais. Outra opção é deixar o animal num hotel para pets de sua confiança. Ele terá tratamento de primeira classe!
  • Fique tranqüilo: nunca deixe o animal sozinho em um carro fechado, mesmo que seja somente por alguns minutos, principalmente em dias quentes. A temperatura do carro pode aumentar bruscamente, mesmo em pequeno espaço de tempo, e o animal poderá ter sérios problemas.
  • Cuidado com as janelas: quando em movimento, mantenha as janelas do carro fechadas, evitando que o animal pule do veículo ou se machuque por estar com alguma parte do corpo para fora.
  • Alimentação: forneça pequena quantidade de alimentação horas antes da viagem e forneça água durante o caminho. Verifique com o médico veterinário se há necessidade de administrar algum medicamento para evitar enjôos durante a viagem.
  • Paradas: em viagens longas, planeje "pipi stops", para o animal fazer as necessidades e viajar tranqüilo.

Aproveite a companhia de seu amiguinho e tenha uma ótima viagem!!!

Cuidados básicos com o seu filhote

Alguns cuidados básicos são essenciais para contribuir com a longevidade, felicidade e qualidade de vida dos filhotes, como o fornecimento de nutrição adequada, ambiente saudável e seguro e visitas regulares ao médico veterinário.

É importante levar o filhote o mais cedo possível ao médico veterinário para verificação minuciosa dos seguintes pontos:

  • Estado de saúde geral.
  • Presença de parasitas externos (pulgas, carrapatos, sarnas).
  • Presença de parasitas internos (vermes em geral).
  • Planejamento adequado do esquema vacinal (verificar quais as vacinas necessárias e quando devem ser iniciadas).

O médico veterinário também poderá fornecer as orientações necessárias quanto à alimentação e aos cuidados gerais.

  • Verifique regularmente a boca, os olhos, as orelhas, as patas e o pêlo do animal. Observe se há presença de inchaço, vermelhidão ou secreções.
  • Escove o pêlo do filhote freqüentemente. Isso permitirá encontrar alguma anormalidade na pele do animal, além de manter o pêlo saudável.
  • Mantenha aquecido e limpo o local em que o animal dorme.
  • Disponibilize água fresca durante todo o dia.
  • Forneça nutrição adequada e promova exercícios regulares para o filhote.
  • Mostre para o filhote os locais onde ele pode comer, dormir e fazer suas necessidades fisiológicas.
  • Deixe-o sozinho por algum tempo para que ele possa se acostumar com os sons do novo ambiente.
  • Cuide do seu animal com carinho.
  • A partir de 8 semanas de idade, o filhote já é capaz de aprender algumas lições específicas. O médico veterinário poderá sugerir o melhor método de treinamento ou recomendar uma boa escola de adestramento, se for o caso. Seu filhote vai achar os treinamentos divertidos e, com seu reforço positivo, se lembrará com facilidade do
    aprendizado.

Guia para o Dono - Parte 5


ALIMENTAÇÃO

Alimentação adequada é fundamental para que os cães tenham vida saudável. Os animais possuem exigências nutricionais diferentes de acordo com a fase de vida em que se encontram (filhotes, adultos, idosos) e a atividade a que se destinam (manutenção, treinamento, reprodução).

Por isso, forneça sempre a ração adequada para cada fase e categoria animal, de acordo com a orientação do médico veterinário. É importante lembrar também que cães e gatos possuem necessidades nutricionais diferentes e, portanto, alimentações diferentes.


Dicas para uma boa alimentação

  • Fornecer ração adequada, de acordo com a fase de vida e categoria do animal
  • Fêmeas em gestação e em lactação possuem necessidades nutricionais específicas.
  • Alimentar os animais sempre no mesmo horário. Fornecer água à vontade.
  • Não dar restos de comida da mesa, doces, pães e bolachas. Esses alimentos, além de não fazerem bem, atrapalham o apetite do animal e fazem com que ele se transforme num "pedinte" inconveniente.
  • Querendo oferecer uma recompensa, forneça os petiscos específicos para pets.
  • Qualquer alteração na alimentação deve ser feita de forma gradativa, para não provocar diarréia ou problemas digestivos no animal.

Posse Responsável

Foto da Jade, minha cachorrinha, uma linda e
sapeca Pequinês, brincando no quintal do nosso Canil.

Um proprietário responsável deve ter os seguintes cuidados com seus animais:

  • Dar atenção e carinho ao pet.
  • Ao sair na rua, o animal deve ser conduzido por coleira.
  • Manter o animal em local limpo e adequado ao porte e não permitir que ele viva solto nas ruas.
  • Oferecer alimentação adequada e água à vontade.
  • Dar banho periodicamente e da forma adequada.
  • Levar o animal periodicamente ao médico veterinário.
  • Vacinar e vermifugar periodicamente os animais, de acordo com a orientação do médico veterinário, prevenindo uma série de doenças.
  • Recolher as fezes do animal em locais públicos.
  • Não permitir que o animal acasale indiscriminadamente, o que gera um grande número de cães sem donos nas ruas.

Guia para o Dono - Parte 5

Onde Dormir?

É aconselhável adquirir uma casinha em uma loja especializada, basta escolher o tipo e tamanho compatíveis com o seu cão e não se esqueça de comprar já um tamanho que seja suficiente para quando ele for adulto.

Tenha cuidado, observando onde ela será colocada para que possa protegê-lo do frio e da umidade.

É totalmente condenável manter-nos presos a coleiras! Elas só devem ser usadas nos passeios e exercícios.

Guia para o Dono - Parte 4

Banheiro

O primeiro desafio que irá enfrentar no treino do seu cão é ensiná-lo a fazer as necessidades no local determinado. Não é difícil e depende da capacidade de aprendizagem do seu cão, mas de qualquer forma requer alguma paciência.

Coloque uma folha de jornal no local determinado como "banheiro" para o seu cão. No início deve colocá-lo junto do jornal quando ele demonstrar impaciência e desconforto (com o tempo irá perceber facilmente quando ele estiver com vontade). Não brigue excessivamente quando ele fizer fora dos jornais, tente sim demonstrar o seu agrado quando ele agir corretamente.

Quando o local escolhido para o cão viver for um jardim ou um quintal, não existindo um “banheiro” pré-definido, os donos terão de apanhar cocôs constantemente e por isso, talvez deva treiná-lo a fazer num local específico.


Guia para o Dono - Parte 3

Como Preparar o Lar

A definição do local onde o seu cão vai viver é muito importante porque o filhote adquire hábitos ambientais com facilidade. Para uma escolha correta, é preciso ter em consideração a raça, o tamanho, o tipo de pelagem e o treino que pretende dar ao seu novo amigo.

Se for um cão de raça pequena que irá viver junto com a família, sem restrições dentro de casa, não há muito o que fazer a não ser definir o local onde ele inicialmente deverá fazer xixi e cocô, preparar uma caminha para ele dormir e qual o lugar onde irá ter a comida e a água.

No primeiro dia que ele passar no seu novo lar, deixe-o "reconhecer o terreno", explorar toda a casa e inicie o seu treino, de acordo com as regras definidas, apenas no segundo dia do cachorro na casa.

É normal e frequente que durante os primeiros meses de vida o cão tenha tendência para morder todo o tipo de objetos, especialmente se não tiver ao seu dispor brinquedos próprios para ele, por isso, tenha cuidado com os objetos que deixa ao seu alcance. Assim evita prejuízos desnecessários e mesmo acidentes que possam fazer sofrer o seu cachorrinho, pois ao roer ele muitas vezes engole coisas perigosas ao seu organismo.



Guia para o Dono - Parte 2

Como escolher a raça?

A seleção da raça, muitas vezes, é feita pela simpatia, pela aparência, por experiências anteriores, ou pior, por tendências de moda.

Os livros específicos sobre as raças, embora sejam bastante úteis e esclarecedores, devem ser analisados com cuidado, pois são escritos por criadores apaixonados, que só vêem as qualidades ou, no mínimo, tentam dar uma visão otimista dos defeitos da raça. E acreditem, assim como nos humanos, não existem raças perfeitas.

Tente informar-se em vários meios, fazer um balanço das informações recolhidas e procure obter orientação de profissionais habilitados e imparciais.

Para uma escolha correta, é preciso ter em consideração a aptidão de cada raça. Raças de "caça" e "guarda", por exemplo, devem ser criadas em ambientes amplos e em contacto com outros cães. Já as de "companhia" e "luxo" toleram bem os apartamentos e contentam-se com os passeios regulares ou mesmo esporádicos.

Tente conhecer os padrões da raça para as seguintes características:

Excitabilidade, atividade geral, comportamento com crianças, latir, espírito brincalhão, capacidade de aprendizagem, capacidade de dar alarme, comportamento com outros cães, domínio sobre o proprietário, defesa territorial, necessidade de afeição, capacidade de destruição, comportamento em casa.



Mesmo escolhendo corretamente um filhote, é importante lembrar que a personalidade de um cão é influenciada não só pela genética, mas também pelo meio ambiente.

Todos os cães necessitam de contato freqüente com outros cães para assegurar a manutenção dos estímulos e respostas essenciais da espécie.

Guia para o Dono - Parte 1

A decisão de ter um novo membro da família deverá ser bem pensada:

1 - Não se esqueça que, de todas as espécies animais, o cão é sem dúvida o mais social e é necessário dispor de algum tempo para lhe dedicar.


2 - A escolha da raça é também um fator bastante importante e que se pode tornar numa tarefa difícil. Nunca escolha uma raça pensando apenas na fase de cachorro, rapidamente eles crescem e o seu corpo e comportamento pode tornar-se bastante diferente daquele que aparentam quando filhotes.


Deve informar-se devidamente do padrão da raça, seu comportamento, caráter, socialização com pessoas (especialmente crianças) e outros animais. Nada deve escapar para que não ocorram problemas no futuro.


3 - Após a escolha da raça deve procurar criadores idôneos e da sua confiança que possam garantir a qualidade do seu novo amigo, especialmente a sua saúde. Deve certificar-se de que não existem problemas hereditários ou de consangüinidade, por exemplo, que possam pôr em causa a nossa vida futura.


Para que nada seja esquecido, responda às questões abaixo indicadas:

Ambiente:

De que espaço vai dispor o seu cão para viver?

Qual o tipo de clima onde vive?

A sua família tem crianças?E não poderá vir a ter durante o período de vida do seu cão? E de que idade?

Tem outros animais em casa? E tenciona vir a ter?

Tem alguma raça de sua simpatia?

Quanto está disposto a gastar?

Sobre o cão:

Tamanho

Sexo

Tipo de pêlo

Hábito de latir

Ele deverá executar alguma tarefa em especial?

Cuidados que terá de adotar:

Tosas, banhos, passeios e exercícios

Relacionamento do cão:

Ele ficará sozinho por muitas horas por dia?

Deve ser amistoso com todas as pessoas?

Lembre-se que um cachorrinho só deve ser separado da mãe e dos irmãos após a 8ª semana de vida. Antes desse período, aumentam as probabilidades dele desenvolver distúrbios comportamentais em relação à sua raça. Não aceite um cachorro antes dessa idade. Também é conveniente ter em conta a desparasitação administrada até aí ao seu cachorro e qual a vacinação, pois nessa altura, ele deverá ter já iniciado a vacinação.
Animais isolados do convívio humano e de outros cães podem tornar-se medrosos e anti-sociais.

Shih Tzu

Há uma lenda que define o Shih Tzu como sendo o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Segundo essa lenda, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.

A origem precisa do Shih Tzu é bastante longínqua e se perde em meio a lendas. O nome da raça provém do mandarim, dialeto chinês bastante antigo, e significa ‘cão leão’. Acredita-se que os primeiros exemplares da raça tenham sido presentes do Dalai Lama Tibetano ao imperador da China por volta de 1640. No entanto não se tem certeza, realmente, de quais raças contribuíram para seu desenvolvimento em solo chinês uma vez que eram criados praticamente isolados no palácio real.

O desenvolvimento da raça é em grande parte devido ao amor de uma das imperatrizes chinesas (Tsé-hi), que durante toda a vida sempre foi cercada por seus cães. Segundo historiadores da raça, os cães da imperatriz eram mantidos num imenso pavilhão de mármore, cercado por cuidados extremos e tendo à disposição uma legião de eunucos, cuja obrigação era zelar pelo seu bem estar.

Foi a partir de 1928 que os Shih Tzus passaram a fazer parte das ricas casas das famílias abastadas da China e de algumas poucas famílias no ocidente. Nesta época, no entanto, não havia um único nome para a raça. Eram chamados de Lhasa Terrier, Tibetan Poodle ou Caniche Tibetano, Lhasa Dog e até Cão-crisântemo, o que gerou inúmeras confusões entre os criadores e historiadores, uma vez que eram frequentemente confundidos com o Lhasa Apso. Esta confusão só foi solucionada em 1934, quando a Tibetan Breed Association definiu claramente as diferenças entre ambos: o Lhasa Apso deveriam ser mais compridos e com a cana nasal mais longa do que os Shih Tzus.

Com a invasão da China pelo Japão em 1937, a raça praticamente desapareceu de seu país de origem e só não foi completamente extinta graças à atuação dos criadores ingleses, que nos anos 30 tinham importado diversos exemplares. A raça só foi oficialmente aceita pela FCI em 1957 e pelos americanos em 1969, e desde então vem ganhando cada vez mais popularidade, chegando a ser a segunda raça mais registrada no Japão em 1998 e no Brasil, cresce dia a dia.

Os cães da raça Shih-Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas convivência em apartamentos ou áreas similares. São bastante educados com relação à suas necessidades fisiológicas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso.

Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito.

Excelente para crianças, pois são muito paciente e raramente rosnam e latem pouco. Embora escolhem apenas um dono, são sociáveis com todos da casa, inclusive com os estranhos. Adoram carinho, sendo bons para passeios no colo, além de serem muito inteligentes e observadores, sabendo geralmente, onde os donos guardam seus petiscos.


"De todos os animais que conhecemos é o cachorro o que mais se uniu a nós. Sejam príncipes que lhe dão farta comida e leito de plumas, ou mendigos que dormem ao relento e só podem oferecer-lhe uma pequena parte das suas próprias migalhas, idêntica é a sua afeição e dedicação, e com igual amor lambe a mão ornada de jóias e os dedos trêmulos, consumidos de doenças e fome."

Théo Gygas, em "O cão em Nossa Casa"

Maltês



O Maltês é a menor raça branca do mundo e a mais antiga entre as raças que surgiram com a finalidade exclusiva de cão companhia, documentos datam sua existência desde 4 mil a.C., e durante todo esse tempo foi tratado como cão de companhia o que explica sua capacidade de adaptação ao ritmo de vida dos donos. Há séculos na Grécia e império romano, o maltês já era conhecido como "cão de colo".

Quanto à sua origem dizem acredita-se que foi na Ilha de Malta.

O Maltês é um cachorro extremamente apegado ao seu dono e afetuoso com todos os familiares, se adapta facilmente a vida destes. Costumam ter uma vida sedentária e não gostam de ficar sozinhos, muito alegres, possuem bom relacionamento com outros animais e com pessoas estranhas. São bastante atentos, sendo utilizados também como cão de alarme.

Quase sempre há alguém eleito como dono principal. Esse alguém é o mais festejado e o mais freqüentemente seguido pelo cão. O Maltês faz o estilo sombra e é um legítimo cão de colo. Se os exemplares da raça pudessem escolher, não sairiam de perto de seus donos e, de preferência, ficariam em cima deles.

Sociável por excelência, o Maltês é gentil até mesmo com quem não conhece.
Costuma dar uns latidos quando chegam visitas, mas é apenas para anunciar as boas-vindas, porque imediatamente recepciona a pessoa com abanos de cauda e pulinhos de alegria.

Só há uma circunstância em que um Maltês pode querer se ver livre da companhia humana: na presença de crianças que não saibam lidar bem com cães ou que estejam agitadas demais a ponto de fazer com que se sintam ameaçados.

Quanto a fazer as necessidades no lugar predeterminado, há exemplares que aprendem com poucos meses de vida e outros que demoram até o início da fase adulta. Mas, salvo raras exceções, acabam aprendendo.

Vale ressaltar: donos permissivos demais, que mimam excessivamente seus Malteses e até acham graça quando aprontam travessuras, podem acabar desperdiçando justamente o que a raça tem de melhor, que é o estilo facilmente disciplinável.

Mas não se confunda, no entanto, com uma birrinha ou outra ao longo da vida, como um xixi fora do lugar em sinal de protesto à viagem prolongada do dono ou à chegada de um novo mascote. Afinal, isso é humano. Quer dizer, canino.

De forma geral, a raça também é disciplinada e obediente, costuma respeitar as ordens do dono, atendendo prontamente a um "não" ou a um "pára". E também assimila rapidamente a maioria das regras da casa, como não subir em estofados ou não entrar em determinados cômodos.

Esperto como poucos, o Maltês, no livro The Right Dog for You, do comportamentalista Daniel Tortora, mereceu qualificação alta nos itens capacidade de aprendizado por conta própria e capacidade de solução de problemas. Na prática, é o tipo de cachorro que dá um jeito de resolver - ou pelo menos de fazer com que resolvam - alguns pepinos básicos do dia-a-dia.

Por exemplo, mostrar para alguém que a vasilha de água está vazia e que precisa, portanto, ser reabastecida.
Também sobressai por associar causa e conseqüência. Exemplo clássico: ficar alegre, demonstrando já saber que vai passear, só de ver o dono pegando a coleira. Ou desaparecer quando se aproximam dele com a toalha de banho na mão ou com algum medicamento cujo gosto deteste.

O relacionamento com outros cães também costuma ser pacífico. Até mesmo exemplares machos, que em muitas raças brigam pela disputa de liderança, tendem a se aceitar amigavelmente. No que depender do Maltês, a relação com cães de outras raças também será sempre agradável.

Quanto ao convívio com gatos e outros animais de estimação, a dica é habituar o Maltês a eles desde cedo. Do contrário, pode estranhá-los.

sábado, 10 de novembro de 2007


"Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz".

Lojinha

Alguns dos nossos filhotes

O Canil Dengos Dog está no mercado de criação e venda desses lindos cãezinhos da raça Lhasa-Apso há dez anos.

Oferecemos os filhotes vermifugados, com contrato de compra e venda, com pedigree, atestado de saúde, educados (fazendo xixi no jornal) e manual de instrução.


Preços à combinar


O pagamento pode ser parcelado com cheque.

Entregamos na cidade de SP e no Grande ABC.
Enviamos para todo o Brasil.
Entre em contato:

Nosso email:
dengosdog@gmail.com

Cães são reis por um dia

Os hindus nepaleses estão a celebrar o segundo dia do Festival Tihar, em que o animal venerado é o cão. Esta festividade, que dura até ao próximo dia 11 é também uma festa familiar, em que os parentes trocam presentes entre si.

Segundo explica o sítio nepalvista.com, no Tihar «são venerados vários animais como o corvo, o cão e a vaca», tal como a deusa hindu da Saúde, Laxmi. Nos cinco dias de festa, as famílias reúnem-se, trocam presentes, e aproveitam para descansar.


Hoje, no segundo dia do Tihar «os cães são reis». «Têm direito a um colar de flores e a grandes refeições», explica a publicação electrónica. As orações de que estes animais são objecto visam pedir-lhes que guardem as casas e também agradecer a amizade que nutrem pelos seres humanos.

Ontem, a comunidade venerou o corvo. Este animal é considerado o mensageiro de Yama, Senhor da Morte. No primeiro dia do Tihar também é oferecida comida a estas aves, para que estejam satisfeitas.
O terceiro animal que tem direito a orações, durante este festival religioso, é a vaca, considerada mãe do universo.
Notícia retirada de Portugal Diário.

Após levar seu amiguinho para casa:

  • Mostre a ele onde vai ser o seu lugar, lembre-se o Lhasa é um cão de companhia, ou seja, ele gosta de ficar onde normalmente tem gente. Deixe seus pertences neste lugar e sempre que ele estiver dormindo em outro lugar leve-o para onde você quer que ele fique.
  • Explique às crianças que o animal não é um brinquedo, ele tem necessidades e sentimentos como todos os seres vivos. Principalmente nos primeiros dias procure controlar a ansiedade das crianças e ensiná-las a cuidar e zelar pelo animal e não fazer dele um brinquedinho. Assim você estará também contribuindo para a melhora do ser humano e estimulando nas crianças a responsabilidade e o amor à natureza e aos animais.
  • Você deve escovar o Lhasa pelo menos três vezes por semana.
  • Ele deve tomar banho uma vez por semana e faça disso uma distração para você e para ele. Acaricie-o muito nos primeiros banhos, mostre como é bom estar limpinho e de banho tomado. tenha certeza o Lhasa entenderá isto.
  • Só comece a passear na rua com seu cão após 3 meses de idade quando as vacinas já o terão imunizado. Para acostumá-lo na guia, coloque todos os dias por alguns minutos uma coleira levinha no seu pescoço e deixe-o se acostumar aos poucos. Depois coloque a guia e vá brincando com ele com a coleira e a guia, até ele se acostumar. Tudo de forma agradável e alegre.
  • Quanto à alimentação, é necessário que ela seja balanceada e rica em proteínas, a ração seca é ideal.
  • O animal adulto alimenta três vezes ao dia, ao passo que o filhote alimenta 4 a 5 vezes ao dia (ele se torna adulto após um ano a um ano e meio, mas aos 8 meses você poderá começar a espaçar as refeições, desde que sinta que ele não está com fome.) Tente alimentá-lo sempre no mesmo horário evitando de fazê-lo quando estiver à mesa para que não desenvolva o costume de incomodá-lo durante as refeições. Consulte também seu veterinário.
  • Os cães gostam muito de ossos, estes ajudam na manutenção dos dentes e prevenção de tártaro. Você pode comprar em casas especializadas ossos próprios para a limpeza dos dentes.
  • Nunca em hipótese alguma dê outro tipo de ossos pois poderão ser perigosos, quebram-se facilmente e podem parar na garganta, no estômago, ou no intestino do animal provocando até a morte.

No mais felicidades e curta seu novo grande companheiro!!!

Primeiros passos para você curtir seu novo companheiro

Como todo filhote, você deverá ter os seguintes cuidados ao levar seu amiguinho para seu novo lar:

  • O filhote deverá ser separado da mãe após 45 dias que é o período de amamentação, mas se possível deixe-o permanecer com a mãe cerca de dois meses, ele estará aumentando as suas defesas naturais e sofrendo um estresse menor, este ato garantirá a saúde de seu filhote e evitará que chore muito por sentir a falta do convívio da mãe e irmãos.
  • Verifique se onde o filhote ficará não há possibilidades de fuga, queda ou objetos perigosos que possam ser mastigados e digeridos.(ex: bombril, papéis, fio dental, pregos ou material tóxico...etc)
  • É aconselhável ter um veterinário de sua confiança, próximo à sua casa e ter seu telefone sempre à mão para qualquer emergência. Ele será necessário para dar as orientações básicas, tais como, indicação de vermífugo, vacinação e alimentação, evitando risco de contágio e de doenças. Vacinas e vermífugos devem ser repetidos e controlados pelo veterinário para uma boa saúde de seu amiguinho.
  • Providenciar uma alimentação forte e adequada para seu filhote principalmente no primeiro ano de vida onde ele vai conseguir uma boa estrutura e defesas orgânicas naturais. Bebedouro e comedouro apropriados (de preferência aço inoxidável para não acumular resíduos) que sejam mantidos sempre limpos. A água deverá ser trocada pelo menos duas vezes por dia ou quando você notar que ela está suja.
  • Você poderá ter brinquedos apropriados para cães para que ele possa morder. Apesar da raça Lhasa não ser uma raça roedora, sempre é bom que ele tenha um brinquedinho comestível para estimular a mastigação e manter os dentes limpos e saudáveis.
  • Sua cama deverá ser num lugar arejado, protegido do vento e da chuva.Não deve ser colocado para dormir fora de casa. Uma caminha própria para cães pode ser comprada em qualquer loja pet. No entanto, embora ele goste de seu cantinho, o Lhasa prefere dormir no chão ou em algum lugar frio, pois ele se sente mais confortável.

Lhasa-Apso


Atualmente o Canil Dengos Dog é especializado na criação de Lhasa-Apsos, devido as suas características.


O Lhasa Apso é um cão profundamente quieto, calmo, e não é roedor. Pequeno, pode ser um bom cão de alerta e de companhia, é capaz de ficar horas e horas deitado perto de seu dono. Muito higiênico, só faz as suas necessidades nos locais apropriados e ensinados. Nunca suja o lugar onde come ou dorme. Gosta muito de carinho, mas também é de temperamento muito independente, de caráter alegre, cheio de segurança, prudente e desconfiado com desconhecidos.

Um verdadeiro amigo das crianças. Adapta-se bem a qualquer espaço, seja em quintais ou dentro de apartamentos, ideal para que tem pouco espaço. Por tudo isso, é considerado um excelente cão para toda a família.

Enfim, blogamos!

Sejam bem vindos aos nosso blog!!!

O Canil Dengos Dog de propriedade da médica veterinária Erika Alcântara - CRMV 16070 e de Genésia Gomes Ferreira Sena, está desde 1997 dedicando-se na criação de raças de pequeno porte com muito amor e carinho.

Este blog é para todos que já adquiriram um filhote da Família Dengos Dog e levaram consigo muito amor e carinho; pois nossos pets são um sonho real e também para você que como nós amam cães.

Se você deseja conhecer um pouco mais, trocar informações ou adquirir um pequeno e dengosinho pode vir para cá que aqui o negócio é quente prá cachorro.

CANIL DENGOS DOG

E-mail: dengosdog@gmail.com



Fone: 11 4822-1165 / 11 9597-5685