Este blog é para todos que já adquiriram um filhote da Família Dengos Dog e levaram consigo muito amor e carinho; pois nossos pets são um sonho real e também para você que como nós amam cães.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Cuidados básicos com a saúde do seu cãozinho

Vacinação

A vacinação periódica de cães é fundamental para promover uma vida mais saudável, duradoura e protegê-los de uma série de doenças.

O médico veterinário é o profissional habilitado para verificar as condições gerais de saúde e elaborar o programa de vacinação mais adequado do seu animal.

O calendário de vacinação recomendado pelo médico veterinário deve ser seguido rigorosamente, prevenindo que filhotes e adultos se contaminem com doenças que podem levá-los a morte.

  • Cães Filhotes

Animais recém- nascidos já possuem capacidade de respostas imunológicas, porém esta resposta não é tão eficiente quanto à de um animal adulto. Durante as primeiras semanas de vida, os filhotes estão protegidos contra doenças através da imunidade natural (materna), representadas pelos anticorpos maternais que foram passados, da mãe para os filhotes, através da placenta e principalmente através do colostro. É por esta razão que a ingestão do colostro nas primeiras 24 horas é tão importante, pois irá proteger os filhotes até que eles sejam capazes de desenvolver respostas imunológicas adequada.

A imunidade natural vai diminuindo com o passar do tempo e os filhotes necessitarão serem vacinados por volta da sexta semana de idade para permanecerem protegidos contras as principais doenças.

Por outro lado, a imunidade natural interfere na vacinação, sendo necessárias várias doses para imunizar os filhotes.

  • Cães Adultos

Os animais adultos também necessitam ser vacinados para estarem protegidos contra várias doenças. Para a maioria das doenças essa revacinação é feita anualmente e o médico veterinário é o profissional indicado para orientá-lo sobre as necessidades do seu animal.

Importante: Mesmo com o programa de vacinação adequada, seu cão não estará protegido contra todas as doenças infecciosas que existem. Por isso, tenha sempre o cuidado de evitar que seu animal entre em contato com animais que estão e/ou que estiverem doentes e procure um médico veterinário sempre que notar alguma alteração no comportamento ou na saúde do seu animal.

Lembre-se: Seu pet conta com você.

Vermifugação

Os vermes de cães causam muitos danos à saúde dos animais. Alguns desses vermes também podem infectar os seres humanos e causarem doenças. É por isso que a vermifugação periódica é muito importante para a saúde de seu grande companheiro, para a sua saúde e de sua família.

Dicas para uma boa vermifugação:

  • Siga rigorosamente as instruções de seu médico veterinário.
  • Vermifugue, ao mesmo tempo, todos os animais que convivem no mesmo ambiente.
  • Para cada idade do animal existe um programa básico de vermifugação:

Filhotes: A partir da quarta ou sexta semana.

Jovens: A cada três meses.

Adultos: A cada três ou seis meses, dependendo do meio ambiente em que vive.

Fêmeas em reprodução: Antes do acasalamento e dez dias antes da data provável do parto.

  • É recomendável repetir o tratamento quinze dias após a primeira dose.
  • Mantenha sempre o ambiente limpo para diminuir a infecção dos animais.
  • Ao passear na rua recolha as fezes de seu animal e contribua para manter a cidade limpa, a saúde dos animais e da sua família.
  • Em casa, remova as fezes do piso com uma pá e lave o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANIL DENGOS DOG

E-mail: dengosdog@gmail.com



Fone: 11 4822-1165 / 11 9597-5685