Este blog é para todos que já adquiriram um filhote da Família Dengos Dog e levaram consigo muito amor e carinho; pois nossos pets são um sonho real e também para você que como nós amam cães.

domingo, 22 de junho de 2008

FILHOTE NA NOVA CASA


As primeiras semanas dos filhotes são de adaptação, período esse em que aprende a conhecer os seus donos e contrai novos hábitos. E quando os costumes indesejáveis devem ser cortados, para que se torne educado e cada vez mais amado.

Presenteie o filhote com bolinhas e brinquedos de borracha, para que ele não resolva exercitar a mordedura nos seus sapatos, tapetes e moveis.

Proteja-o de quedas e contatos com produtos químicos e venenosos, qualquer tipo de plantas.

Ensine-o a fazer suas necessidades no jornal, sempre que ele acordar ou 15 minutos depois de acordar e de comer, leve-o ao local onde esta o jornal, espere que faça suas necessidades, e agrade-o sempre que acertar. Ele aprenderá facilmente.

Manter sempre água filtrada e fresca e com a comida longe do local onde fará suas necessidades, pois o cão não as faz perto do local de dormir e comer.

Local de dormir: evitar contato direto com o chão, sem correntes de ar, nem umidade e local de fácil limpeza.

Muitas vezes pela mudança de local e pela ausência da mãe e dos irmãos ele poderá tentar isolar-se, nesse caso, coloque-o na cama preparada para ele e deixe-o descansar.

Não permita que as crianças brinquem em demasia com ele e, principalmente, não o trate como se fosse brinquedo.


VACINAS

As doenças que podem matar o filhote podem ser evitadas graças às vacinas.

Vaciná-lo é apenas uma questão de amor e bom senso.

Respeite o plano de vacinação estabelecido pelo veterinário.
Lembre-se de que as Clinicas Veterinárias são freqüentadas por animais com doenças diversas, não se descuide. Evite que ele tenha contato pelo chão ou com outros animais.
Evite passeios em locais públicos, antes de última dose de vacina.
Só o leve para passear depois de estar imunizado.
Qualquer descuido nesse sentido poderá levar o filhote à morte.

Antes de vacinar seu cão tenha certeza de que ele está saudável e sem parasitas, que não esteja tomando hormônios ou antibióticos. Caso a raça de seu cão precise do corte das orelhas, procure marcar a cirurgia entre a segunda e a terceira dose da vacinas, com um espaço entre os eventos de 15 dias.


ALIMENTAÇÃO

Ainda que o filhote necessite de uma alimentação rica, procure não enfastiá-lo, pois isto pode afetar sua digestão. O filhote deve ser encorpado – sem ser gordo – e sem costelas aparecendo. Um cão obeso fica preguiçoso e propenso a problemas cardíacos e de coluna. Dê rações balanceadas, que é o alimento perfeito e mais prático. Água filtrada limpa e fresca é vital para saúde do seu cão.Troque-a duas vezes ao dia de preferência. Não deixe suas refeições expostas por mais de 30 minutos. Habitue-o a comer no momento em que é servido. Ele estará com fome e você saberá exatamente o quanto ele está comendo em cada refeição. Lembre-se de introduzir alimento novos (diferentes) aos poucos, para ver como reage o organismo do seu cão, principalmente quando resolver mudar a marca da ração. Por falar em ração, cuidado ao comprá-la. Procure um local que renova o estoque rapidamente, que tenha bastantes fregueses para esse tipo de produto, e que o conserve em locais adequados.


É muito comum ouvirmos pessoas dizendo que seu cão adora chocolate, sorvete, batata frita,... e por aí vai. O mais importante nisso tudo é que esses alimentos não são adequados para os cães, gatos, ou qualquer outro animal com jeito de coitado pidão. Podem causar diversos distúrbios intestinais,infecções e até casos mais graves.
No mercado já existem petiscos que você poderá oferecer entre as refeições. Um cão adulto se satisfaz com duas refeições diárias completas e bem compostas. Não fique inventando moda para seu bichinho. É muito comum encontrarmos cães obesos justamente por alimentação inadequada e fora de hora. Distúrbios como caspa ou uma simples coceira podem ser sinal de uma alimentação incorreta. Se isso acontece pelo lado de fora do animal, imagine o que está acontecendo com os órgãos internos como fígado, estômago e outros


HIGIENE

Pulgas – Uso de produtos antipulgas de longa duração em gotas para aplicar topicamente ou spray. Se o seu cão tiver poucas pulgas, ele pode estar sendo infestado durante os passeios na rua. Se a quantidade for muito grande, deve haver algum foco de pulgas na casa. O ambiente deve ser dedetizado, com produtos especiais. As pulgas adoram carpetes, frestas de tacos e pilhas de jornais velhos para colocarem os seus ovos. Sempre que seu animal tiver uma infestação de pulgas, você deve consultar o seu veterinário para que ele prescreva um vermífugo. As pulgas podem transmitir vermes e causar anemia, além de perturbar e até mudar, temporariamente, o comportamento do seu animal, que vai ficar mais irritado, impaciente e exausto de tanto se coçar. Alguns cães chegam até a se mutilar, causando ferimentos graves pela coceira, entre outros que podem ter alergias à mordidas de pulgas.

Importante: Nunca use inseticidas contra insetos ou baratas no seu animal;
filhotes, fêmeas gestantes e gatos, não devem ser banhados com produtos inseticidas CONSULTE O VETERINÁRIO antes de usar qualquer produto antipulgas;
banhos anti-pulgas devem ser dados com o cuidado do animal não lamber o produto durante o banho. O mesmo para o uso de talcos. A ingestão do produto pode causar intoxicação; animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados com produtos antipulgas tópicos (para passar, banhar ou aspergir). A troca de pêlos ocorre duas vezes ao ano, escová-lo duas vezes por semana evita o acúmulo de pêlos mortos no animal e pela casa ( sofá, tapete, etc...).

Banho: Use shampoo e condicionador para cães. NUNCA use produtos que não sejam próprios para cães, pois podem causar alergias. Coloque algodão nos ouvidos do filhote evitando que entre água, de preferência seque-o com secador e não deixe que ele tome correntes de ar, procure banhá-lo em dias bem quentes.

A limpeza dos pêlos nas almofadas (patas) é de suma importância, pois além de causar mal odor, o cão perde a estabilidade, já que está sujeito a escorregões que podem machucá-lo, principalmente se o piso da sua casa for liso.

Limpe os ouvidos regularmente, com cotonetes.

Bebedouro: Para certas raças, como por exemplo: Lhasa Apso, Schnauzer Mini, Yorkshire, Maltês, Scottish Terrier, Shih Tzu, entre outras recomenda-se o bebedouro similar aos do ferret, para que não molhem a barba e bigodes e ocasione, além de odores indesejáveis, proliferação de bactérias e "quebra" da pelagem ao redor da boca pois evitam que os pêlos próximos a boca molhem e se "queimem".


REPRODUÇÃO

FÊMEAS: O 1º cio ocorre entre os 6 e 10 meses, nas raças de pequeno e médio porte, e mais tardiamente entre os 12 e 18 meses nas raças de grande porte.

Regularmente se manifesta com intervalo de 06 meses, com a inchação de vulva e corrimento sanguinolento no inicio desse período. Tal período dura entre 15 a 20 dias sendo, entre o 9º e 12º dia a fase mais oportuna para fecundação na maioria dos cães. Existem, freqüentemente, alterações no comportamento da fêmea durante o período do cio.

A gestação dura entre 57 e 63 dias, próximo ao dia da cria, a fêmea fica agitada, procurando local para fazer o ninho, tem perda de apetite, diarréia e dilatamento com um leve corrimento da vulva.

Para fêmea no período de gestação ou lactação, época em que as necessidades nutricionais são maiores, é aconselhada a utilização de um produto rico em vitaminas pois os filhotes em período de amamentação consomem da mãe muito cálcio que pode causar (eclampsia) .Uma ração da linha premium para filhotes é aconselhável. Consultar um veterinário.

MACHOS: A maturidade sexual é bastante precoce. Um jovem macho, de 5 a 6 meses, pode acasalar-se com uma fêmea... No entanto, somente mais tarde, em geral entre os 12 e 18 meses, é que a fertilização é possível, quando a plenitude de sua capacidade genética é alcançada.

O ideal é que o macho seja menor ou tenha o mesmo tamanho da fêmea. Verifique se as vacinas estão em dia. Vermifugue um mês antes do acasalamento, ou peça para o veterinário fazer um exame de fezes, um pouco antes do cio. E claro, acasale cães sempre da mesma raça.


ANIMAIS CASTRADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS

.Tanto machos comos fêmeas têm menos chances de desenvolver problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos.
. Os machos, depois de castrados, têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores de testiculares.
. A castração reduz o risco da cadela ter tumor de mama. Se a cadela foi castrada antes do primeiro cio, (aproximadamente seis meses), o risco dela desenvolver tumores mamários é muito reduzido. O Tumor Mamário é, normalmente, um tipo de câncer muito comum em cadelas idosas que não foram castradas. Além disso, cirurgia na fêmeas imaturas é menos propensa a complicações. A remoção completa dos ovários elimina a possibilidade de cânceres ovarianos ou uterinos, que são ocorrências comuns em fêmeas não castradas.
. Com relação às fêmeas, pode ser que elas não sejam boas mães, implicando em risco para a ninhada e em trabalho extra para você. Ou ainda, ela pode precisar de auxilio de emergência durante o parto [por exemplo, uma cesariana] colocando em risco sua vida, e aumentando sua despesa.



PROBLEMAS DE SAÚDE

Nunca se esqueça de que o veterinário é quem mais entende do assunto. Deve-se recorrer a ele em qualquer caso de uma suspeita. Fique atento a diarréias, se existe sangue ou não, vômitos, animais apáticos, falta de apetite.Caso o seu cão tenha ingerido alguma planta suspeita, siga estas orientações:

  1. Lave a boca e os olhos do animal em água corrente.
  2. Colete partes e frutos da planta que ele comeu.
  3. Procure seu veterinário, que deverá ser informado sobre o tipo e quantidade de planta ingerida, horário presumido da ingestão e os sintomas observados antes da consulta.
  4. Frio e umidade favorecem a proliferação de vírus, bactérias e podem causar doenças do sistema respiratório.
  5. Fique atento a diarréias, se existe sangue ou não, vômitos, animais apáticos, falta de apetite.

ATENÇÃO:

Nosso intuito é apenas esclarecer dúvidas corriqueiras e curiosidades. Em hipótese alguma sugerir diagnósticos ou tratamentos. O veterinário do seu animal é a pessoa mais indicada para essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANIL DENGOS DOG

E-mail: dengosdog@gmail.com



Fone: 11 4822-1165 / 11 9597-5685