Este blog é para todos que já adquiriram um filhote da Família Dengos Dog e levaram consigo muito amor e carinho; pois nossos pets são um sonho real e também para você que como nós amam cães.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Animais na praia: perigo à vista!

Cães e gatos não só podem transmitir doenças, como contrair males incuráveis.

(Texto: Erika Horigoshi/NB | Fotos: Divulgação)





Período de férias, criançada querendo aproveitar os dias de descanso e família de malas prontas para o litoral. Cuidado. Antes da viagem, os animais de estimação pedem algumas precauções.

Doença dos bichos

”Recomenda-se que cães e gatos não sejam levados para a praia, justamente pelo perigo de contaminação de várias doenças transmitidas ao homem por parasitas e também pela possibilidade de os próprios animais adoecerem”, alerta o veterinário Alberto Soiti Yoshida.

Os bichos podem ficar doentes no litoral? Essa pergunta raramente é feita, porém, deveria ser a primeira da lista antes da viagem de férias. “Os animais podem ficar doentes, sim, e o verme do coração, também conhecido como dirofilária, é a mais grave preocupação relativa aos animais que vão para a baixada”, explica Yoshida.

Também conhecida como doença do coração inchado, a enfermidade causada pela dirofilária é transmitida aos animais pela picada do pernilongo, inseto comum no litoral. “Os principais sintomas são a tosse e a dificuldade respiratória. Uma vez instalada na cavidade do coração, a dirofilária começa a tomar espaço e, para comportar os vermes, o coração começa a inchar, o que pode, inclusive, causar o óbito do animal não medicado anteriormente”, descreve o veterinário. Sem os cuidados apropriados, fica mais difícil tratar qualquer complicação que o animal venha a contrair durante a viagem.

Sete recomendações para uma boa viagem

1 • Leve seu animal para uma consulta ao veterinário pelo menos dois dias antes da viagem. O médico pode medicar (alguns remédios levam até 48 horas para fazerem efeito) e preparar o bichinho para uma estada saudável.

2 • Cuidados com higiene, alimentação e água potável para o animal são permanentes, independentemente do local onde ele está.

3 • O calor e a umidade da areia são propícios para a formação de vários vermes prejudiciais ao homem, por isso procure não levar cães e gatos para a praia.

4 • A água do mar, por ser muito contaminada, também é nociva para os animais de estimação, que, em geral, instintivamente conseguem nadar, mas podem ficar com otite (inflamação do ouvido).

5 • O consumo de peixes mortos na beira da praia pode causar vômitos e complicações estomacais nos bichos de estimação, por isso, não permita que ele coma nada nesses ambientes.

6 • Algumas cidades já possuem leis que instruem os proprietários a não transitar com animais em determinados locais, o que, quando ignoradas, podem ocasionar a apreensão do bichinho e o pagamento de multas. Vale a pena, antes de qualquer coisa, pegar informações em postos turísticos sobre as leis locais.

7 • Durante a viagem, tanto de ida quanto de volta, não carregue os animais no banco da frente (do passageiro), o que pode acarretar multas. Para transportá-lo, use sempre caixas apropriadas.






Flickr

Olá, agora a família DengosDog têm suas fotos publicadas no Flickr. Para quem quiser conhecer nossos filhotes, nosso canil e hotel, nossos hóspedes, acessem e deixem seus comentários:

http://www.flickr.com/photos/22363829@N08/sets/

CANIL DENGOS DOG

E-mail: dengosdog@gmail.com



Fone: 11 4822-1165 / 11 9597-5685